sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Confissões



Existem coisas que são tão vergonhosas, que para nos expiar-mos temos de nos confessar publicamente, portanto aqui vai:

 Eu, Patrícia Andrade me confesso!

Esta colcha começou a ser feita à 15 anos atrás, na gravidez no meu filho mais velho. Era para ser a colcha para a caminha de grades, mas nunca a acabei a tempo. É amarela porque eu só soube o sexo dele aos 7 meses de gravidez na véspera de Natal. Toda a gente dizia: - "Se não se deixa ver é porque é uma menina!", mas coração de mãe não se engana e sempre suspeitei que era um rapazinho, mas... não fosse o diabo teçê-las, resolvi fazer a colcha num tom neutro. 
O contrato era: Eu fazia as rosetas (era como a minha avó chamava os granny squares) e a minha avó pegava-as (tarefa que sempre detestei). Contudo, por vezes a vida prega-nos partidas e a minha avó adoeceu e a colcha ficou para trás.


Cerca de 3 anos mais tarde fiquei à espera de um outro menino. Novamente as  duas continuamos a nossa empreitada, mas já não sei porquê, nunca se acabou também... Quando fiquei grávida da minha filha mais nova ansiava por cor-de-rosas e (verdade se diga) não me apeteceu acabá-la...

Um dia destes sonhei com ela e fui buscá-la à caixa onde tem estado guardada todos estes anos à espera de mim. Hoje em dia a minha avó já não se encontra entre nós, portanto resta-me a mim a tarefa de a concluir. So há um problema... Não tenho lã que chegue... (Ups).

Sabia que tinha comprado as lãs numa casa da tricots brancal e foi lá mesmo que fui pedir ajuda. A senhora, muito simpática diz que a lã amarela ainda existe e já encomendou, mas a branca não há. Trouxe esta que é parecida, mas não é igual.


Pensei em desmanchar o "pegamento" das rosetas e acrescentar à volta de todas as rosetas mais uma ou duas voltas da nova lã branca e assim as rosetas ficavam maiores e talvez desse.


A senhora da tricots brancal disse logo que era um "pecado" estar a desmanchar já tanto trabalho feito, para tentar fazer o que a linha que tenho der e depois fazer um acabamento à volta de toda a colcha. Ainda não sei o que fazer...

E voçês? Qual é a vossa opinião?
Prometo que vou mostrando os progressos.

Um bom dia para todas.
Bons crochets e bons tricots.
Beijocas e até breve.

(fotos: Patrícia Andrade)

2 comentários:

  1. Adoro!! Está linda e delicada!!! Quando um dia (e se) tiver filhos vais ser tu a bordadeira!!! Nunca tinha visto esta colcha

    ResponderEliminar
  2. Semprte se disse que quem sai aos seus!......
    Podes juntar a tua manta aos meus tapetes de arraiolos que começei a fazer quando fiquei gravida da tua prima :)
    E sim a senhora tem razão faz até teres linha e depois fazes uma barra a toda a volta. Vá toca a dar ás agulhas. Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por arranjar um tempinho para deixar uma mensagem. Tenho muito, muito gosto em saber o que pensa...