segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Cupcakes de chocolate

Olá pessoal, desejo a todos/todas um bom ínicio de semana, cheio de energia positiva e coisas boas.

Ao Domingo costumo fazer um lanchinho um pouco mais calórico para a pequenada. Um dos lanches preferidos deles é cupcakes de chocolate.

Estes cupcakes ou queques, (portuguesmente falando) ficam simplesmente deliciosos, saem sempre bem, até a mim que não sou nenhuma cozinheira de mão cheia, por isso lembrei-me de deixar aqui a receita, bem como as minhas respectivas alterações. É que, não sei porquê, nunca sou capaz de seguir uma receita à risca.

A receita é feita na Bimby (minha fiel amiga), mas quem não tem é só adaptar:

RECEITA DE CUPCAKES DE CHOCOLATE:


Ingredientes para os queques:
  • 300g açucar (eu ponho 280)
  • 300g manteiga (eu ponho 280)
  • 4 ovos
  • 300g chocolate culinário (eu ponho apenas uma tablete de 200 g)
  • 300g farinha com fermento
  • 3 c. chá de corante alimentar em gel vermelho (opcional, apenas serve para ficarem castanhos mais escuros, eu não pus)
Preparaçao:
  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  2. Untar formas de queques com manteiga e farinha, ou colocar formas de papel nas formas dos queques.
  3. Deitar no copo o açúcar, a manteiga, os ovos e programar 5 min/70ºC/vel 4. (Quem não tem Bimby bate simplesmente com uma batedeira).
  4. Adicionar o chocolate partido aos pedaços e deixar derreter uns segundos. Bater 20 seg/vel 6. (Quem não tem pode derreter ligeiramente o chocolate em banho maria e adicionar ao preparado anterior).
  5. Juntar a farinha e bater 10 seg/vel 6.(Eu nunca ultrapasso a vel 4 quando adiciono a farinha, para a massa ficar mais fofa, e, novamente, quem não tem bimby bate normalmente com uma batedeira).
  6. Colocar a massa em formas de queques ou nas formas de papel e levar ao forno durante 20 minutos.


Et voilá! É este o resultado. Espero que vos tenha deixado com água na boca!
Se resolverem experimentar: -Bom apetite e contem-me tudo se fizeram a receita com ou sem alterações!
E porque nem só de crochets e tricots se faz um blog...
Um abraço e até já.

(fotos: Patrícia Andrade)

2 comentários:

  1. Olá Patricia!
    Obrigada pela visita, vim restribuir!
    Bjinho grande! Acho que vou gostar deste cantinho;)

    ResponderEliminar
  2. Achas bem colocar uma receita dessas aqui?
    Lá vais ter de levar a Binby á minha casa um dia ..lol
    Beijinhos para voçês todos

    ResponderEliminar

Obrigada por arranjar um tempinho para deixar uma mensagem. Tenho muito, muito gosto em saber o que pensa...