quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Só para esclarecer...

Antes de mais peço desculpa pela ausência, mas tenho tido tanta falta de tempo e/ou tanta dificuldade em geri-lo bem. Isto aliado a um profunda inércia e falta de inspiração originados pela falta de sol... bem, não é para me lastimar que hoje vos venho falar.

Eu gostava de deixar aqui um desabafo sobre o que significa receber uma prenda feita á mão. Penso que é um assunto importante e que necessita de ser clarificado, não acham?

Acredito que haja quem olhe para uma peça handmade e pense :-"Que foleirice, lá vem esta outra vez com pirosices do tempo da avozinha." , ou então: "-Não havia nada de jeito em nenhuma loja para comprar?".

Contudo receber uma prenda feita à mão significa que alguém perdeu tempo a fazer alguma coisa exclusivamente para nós, pensada só para nós, com amor, tempo e dedicação! Aliás este blog podia-se chamar "prendas feitas com amor", pois 90% do que me sai das mãos é para oferecer a pessoas que me são queridas.

Acredito que oferecer algo feito por nós é oferecer um pouco de nós também, um pouco da nossa alma e do nosso coração, pois essas peças ficam impregnadas de amor, carinho e dedicação e dessa forma torna-mos a vida uns dos outros mais felizes e alegres.

Haverá alguma coisa melhor do que oferecer uma prenda feita à mão? Não me conigo lembrar de nada...

"Pronto" já desabafei...

Obrigada por me "ouvirem" e deixo-vos com mais uma prendinha que fiz e que sei que fez muito feliz quem a recebeu.




É igual a uma que já fiz e publiquei aqui, mas com outras cores.

Espero que gostem...Um grande beijinho!!

(fotos: Ana Margarida Rodrigues)


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dia dos afectos

No dia 10 de Fevereiro a freguesia de Alhos Vedros e as escolas daqui da freguesia comemoram o dia dos afectos (não sei se se comemora em mais algum lado...) e normalmente os meninos das escolas primárias saem à rua a distribuirem beijinhos e abraços e algumas recordações por quem passa.

Este ano como estava a  chover, não puderam sair à rua e a recordação veio para casa.


Sim, eu sei que hoje é dia dos Namorados e não dos afectos mas acho que tem tudo a ver não acham?

Um feliz dia dos namorados, com muito amor e namoro...

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Gola de Tricot com botões



Já terminei a gola de tricot que estava a fazer!!! É para oferecer de prenda de aniversário, mas acho que vou fazer uma para mim!.


Os pontos que utilizei foram os básicos:- ponto liga (ou tricot), ponto meia e uma variante do ponto liga que eu não sei o nome (Ups). Para quem se quiser inspirar vou aqui deixar o passo a passo de como fiz a gola.

Utilizei um fio da tricots brancal  com 30% de lã e trabalhei-o com agulhas nº 4.5. Montei 56 malhas para iniciar e executei a gola da seguinte forma:

      1- 4 voltas em ponto liga ou tricot. 

    2- Nas 6 voltas seguintes trabalhei dois pontos meia, 2 pontos liga no lado direito e no lado do avesso ao contrário para ficar uma espécie de canelado que foi onde cosi os botões.

      3- 4 voltas em ponto liga ou tricot.


      4- O corpo da gola é trabalhado numa variante do ponto liga e faz-se da seguinte forma:- a primeira malha faz-se em ponto meia (para ficar uma ourela compostinha uma vez que é para uma gola, asseguir fazer duas malhas juntas em ponto de liga e dá-se uma laçada na agulha da direita e é assim até ao fim. A última malha passa-se para a agulha da direita sem se fazer. Para dar sempre certo tem de se montar sempre malhas pares para iniciar o trabalho.


       5-  As voltas seguintes são sempre iguais: primeira malha em ponto meia, fazer duas malhas juntas em ponto de liga e dar uma laçada na agulha da direita e a última malha passa-se para a agulha da direita sem se fazer. Agora é só fazer do comprimento pretendido.

      6- No fim fiz 10 voltas em ponto meia do direito e no avesso ponto liga para ter uma base onde cozer a parte do ínicio.


Caso tenham alguma dúvida, já sabem que estou disponivél para vos esclarecer.
Beijinhos e bons tricots.

(fotos: Emanuel Andrade e Patrícia Andrade)

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Primeiro WIP de Fevereiro


Hoje venho deixar-vos com o meu primeiro WIP (Work In Progress) de Fevereiro, que vai ser uma gola bem quentinha e desejar-vos um feliz Domingo. Aproveitem e sejam felizes que eu cá por mim é isso que vou fazer!!!...

(foto:Patrícia Andrade)

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Janeiro em Retrospectiva









Fica aqui um balanço do que saiu das mãos da Formiguita Raibita durante o mês de Janeiro. Apesar de toda a chuva e frio até que foi um mês bastante produtivo.

Quero deixar aqui um muito obrigada por todas as visitas, todas as palavras de apoio e incentivo a este meu novo projecto. Que o mês de Fevereiro nos traga uns dias mais amenos...

Beijinhos grandes e um bom Sábado.

(fotos: Patrícia Andrade)